17 outubro 2005

Ser sportinguista assim? Não, obrigado...


Se há coisa que me enoja são os irresponsáveis e os vira-casacas. E infelizmente, embora eu já desconfiasse que esse cenário era transversal a todos os clubes, nas últimas semanas verifiquei que o Sporting tem uma grande percentagem de adeptos, que podem ser catalogados de irresponsáveis e de vira-casacas. Ir para um estádio, já de cabeça feita para vaiar jogadores e técnicos, é triste e mesquinho. A esmagadora maioria dessa corja que faz isso, foi a mesma que pernoitou no aeroporto, há alguns meses atrás a vitoriar aqueles a quem apelidava de "heróis de Alkmaar". Mas as convicções dessa corja são tão consistentes como gelatina. Não concebem o futebol sem a vitória, não concebem nada na vida que seja diferente do que aquelas duas ou três celulazitas que têm no cérebro lhes ditam. Não têm capacidade para ver que a equipa é diferente, não têm capacidade para ver que o clube se depara com tempos onde, ou o rigor impera ou o Sporting acaba. E se agora o rigor impera, é porque grande parte desses idiotas que agora levam lenços brancos para Alvalade, elegeram populistas que compravam ao desbarato jogadores que não se podiam pagar, e despediam por dá cá aquela palha treinadores de créditos firmados. Se puserem um microfone à frente desses energúmenos, verão que o diagnóstico que fazem é o seguinte "O Sporting está em crise porque Dias da Cunha e Peseiro são benfiquistas". Assim... absolutamente assim. E vão mais adiante "A crise só se resolve, se formos recuperar o Quaresma ao Porto, comprar o Hugo Viana e tentarmos o Jorge Andrade." E cá está a resolução da crise dada por estes iluminados, que julgam que a porcaria de quotas que pagam ao fim do mês, lhes permite mandar postas de pescada para o ar, e contratar jogadores com salários e valor de passe verdadeiramente proibitivos. Esta gente desconhece, que se querem discutir o clube seriamente, podem recolher assinaturas para provocar uma Assembleia Geral, e aí sim, inteirarem-se das questões e propôr alternativas sérias. Ao invés, insultam, gritam, apoiam o adversário, fazem esperas, enfim, é esse o conceito deles de sportinguista.
Muitos deles dizem que "O Sporting somos nós", e fazem parte de associações na sua maioria ilegais, onde vivem à custa do dinheiro que alguns incautos lhes metem na mão, e a sua utilidade resume-se a irem a todos os jogos, com bilhetes mais baratos, gritar golos e aplaudir quando jogamos bem, ao passo que insultam e viram as costas quando as coisas correm mal, agridem-se já bebedos, agridem adversários e polícia, e no regresso saqueiam postos de abastecimento. Uma bela forma de estar na vida...
Na sua maioria, é este o perfil do adepto, que se prepara para empurrar um profissional sério para fora do clube, que deu mostras de saber trabalhar, quando tem condições para tal, não se importando minimamente com o facto de ter de haver uma explicação mais profunda e vasta, para o trabalho de profissionais outrora com sucesso, agora não estar a funcionar.
Só tenho pena é de gostar tanto do Sporting, porque o que me apetece fazer racionalmente, é afastar-me e deixar de poder ser confundido com esta carneirada, que insiste em marrar a torto e a direito, fazendo jus à irracionalidade que pulula naquela bola que lhes separa as orelhas.

11 Comments:

At 17/10/05 9:38 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Não me queres convencer que as senhoras de meia idade que eu vi a acenarem lenços brancos, ou os homens, muitos deles com profissões muitíssimo respeitáveis, como alguns adeptos do Sporting que conheço que também acenaram lenços brancos são arruaceiros que não percebem nada de futebol! Até pode ter começado neles a contestação mais forte, mas nesta altura a contestação já é geral! Ao nível dessa tua afirmação aó o mesmo a declaração do Adriaanse a dizer que só viu os adeptos do Benfica a acenarem lenços brancos! Por favor!!

 
At 17/10/05 10:31 da manhã, Blogger Helder said...

A foto obviamente que se apanhou uma mulher de meia idade, é apenas demonstrativa do geral. Interpretaste muito mal o post. Em primeiro lugar, obviamente que não estou a afirmar que as senhoras de meia idade andam a roubar postos de abastecimento. Esses alvos são óbvios e todos os conhecem. A crítica do post é aos adeptos que nada vêem para além do óbvio e para os adeptos das vitórias. Francamente, espanta-me como tenhas interpretado tão erradamente o que escrevi de forma tão clara. Aliás, só o título do post é esclarecedor.

 
At 17/10/05 12:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não foi por causa da imagem que escrevi o que escrevi, até porque na altura em que escrevi a imagem não estava a aparecer. O que quis dizer foi que neste momento a contestação já é geral nos adeptos do Sporting, não estou a dizer se é correcta ou não, mas sim a constatar um facto. Inclusive já algumas personalidades leoninas vieram dizer que apesar de gostarem do Peseiro acham que ele já não tem capacidade para virar a situação. Eu sei que quiseste referir-te a alguns adeptos da Juve Leo e de outras claques, mas neste momento a contestação já não +e só deles.

 
At 18/10/05 9:01 da manhã, Blogger Helder said...

Mas eu sei que a contestação é maioritária. O que me irrita é que essas pessoas para além de já irem determinadas a vaiar, possam pensar que o Peseiro é o problema, quando não é. Pensam que a solução é outro treinador. Estão muito enganados. E infelizmente o tempo vai dar-me razão.

 
At 18/10/05 11:44 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Aí concordo contigo, o problema não está só no Peseiro, está noutras pessoas que como tu disseste minam os clubes de dentro para fora, passando informações que não devem passar cá para fora. Em relação ao Peseiro só acho que ele pensa que é melhor do que o que realmente é, aí acho que ele devia descer um bocadito à terra.

 
At 18/10/05 3:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É muito triste. É o povo que temos, é o país onde vivemos!

Obrigado José Peseiro!

 
At 29/10/05 7:06 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Amigo Helder, entraste em blackout como o teu clube?

 
At 2/11/05 7:21 da manhã, Blogger Roberto Iza Valdés said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 8/11/05 6:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Amigo Hélder, a questão é simples: os clubes têm de perder e de ganhar, têm de ter altos e baixos e têm de ter adeptos à altura para poderem sobreviver nos momentos baixos. O Sporting, que não é claramente um clube de topo mundial, não é um clube com estofo de campeão, precisa de paciência e de fé dos seus adeptos. É isso que falta e que vai continuar a faltar... o Paulo Bento, profissional impecável e que aceitou pegar na equipa neste momento dificil, já foi mais criticado em duas semanas que até mete nojo... o problema não é a massa adepta... o problema é a meia dúzia de artistas que lideram as massas e que se julgam moralmente superiores a tudo e a todos... enfim... como diz um post acima, é o país que temos...

 
At 12/2/06 10:52 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Olá

Observamos seu blog por algum tempo e gostamos muito do conteúdo postado aqui no “Pontapé na Atmosfera“. Por isso escolhemos você pra fazer parte do NK6, um manifesto pelo futebol bonito. Cadastre-se e aguarde nosso contato. Enquanto isso assista em primeira mão o novo vídeo da Nike para a Copa do Mundo.

O cadastro exclusivo está no link www.nk6.com.br
O vídeo está no link www.nk6.com.br/joga.

 
At 17/8/06 8:47 da manhã, Blogger MAF said...

TEMOS DE ESCREVER MAIS!
NÃO DEIXEM CAIR O BLOG QUE CRIARAM!
HOJE EXISTE UMA FORÇA CADA VEZ MAIOR NA BLOGOSESFERA LEONINA!
SAUDAÇÕES LEONINAS DA CENTÚRIA LEONINA

 

Enviar um comentário

<< Home