16 outubro 2005

Então Capitão???!!!


Alguns amigos meus, portistas e benfiquistas, já devem ter pensado "Pois é... o lagarto agora não fala da batatada que houve no treino do Sporting, entre o Beto e o Custódio. Não lhe convém, é o que é...". A verdade é bem mais simples e menos maquiavélica: não tive tempo.
Mas cá vai. Li que há dias atrás, Beto e Custódio se pegaram à pancada em pleno treino. As informações não são muitas, nem claras, mas transpareceu de certa forma, que Beto teve mais culpa nesta questão, embora numa situação destas a culpa dificilmente seja de apenas uma pessoa. Vamos então por partes... Situações destas acontecem em todos os planteis do mundo. É de certa forma inevitável que tal aconteça. Esta constatação não torna o facto menos grave, nem sequer desculpável. É também verdade que, num plantel algo desorientado, sob pressão, e com maus resultados recentes, estas coisas se propiciem mais, não sendo isto uma desculpa, mas antes uma constatação óbvia. Este acontecimento não pode passar em claro. Pelo que nos chega através da imprensa, o Sporting decidiu apenas multar os 2 prevaricadores monetariamente, não os suspendendo, e a meu ver bem, porque assim, quem seria punido era o clube, porque ambos fazem falta à equipa, e o clube não tem culpa nenhuma de dois actos tresloucados de dois funcionários. No entanto, e no que diz respeito a Beto, a meu ver, tem de perder a braçadeira de capitão. Gosto muito de Beto, acho-o um fantástico central, e mais do que isso, um fantástico sportinguista, e espero que termine a carreira de leão ao peito. Mas, e embora sabendo que todos somos humanos e todos erramos, Beto, como capitão não pode errar em determinados aspectos. E este era um deles. Com toda a razão do mundo que possa ter, e não quero sequer saber qualquer pormenor, Beto não pode nunca, como capitão agredir um colega. Nunca, nunca, nunca. A função não o permite, e o clube não o merece. Aconteceu, nada há a fazer, decerto que Beto como grande homem que é, já se desculpou, já se penitenciou e penso que se deve sentir pior que todos, mas há que tirar as ilações do caso, e agir em conformidade. A meu ver, Beto não fica diminuído por perder a braçadeira, mas é algo que tem de acontecer. As coisas são mesmo assim...

P.S. - É nos pequenos pormenores que se ganham títulos. Todo este caso se passou num treino à porta fechada. Como foi possível tudo isto se saber? Há claramente "toupeiras" no grupo de trabalho. Urge detectá-las e exterminá-las, caso contrário, podem esquecer qualquer tipo de conquista.

4 Comments:

At 16/10/05 4:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Podes criticar os centrais do Porto o que quiseres, incluindo um dos maiores centrais do mundo da última década como o Fernando Couto, que eu até compreendo pela tua aversão ao azul e branco, agora dizer que o Beto é um fantástico central é digno de ser colocado ao lado das grandes frases proferidas por Gabriel Alves, só pode ser para rir!!

 
At 17/10/05 6:19 da manhã, Blogger Helder said...

São gostos pessoais meu amigo. Quanto à aversão pelo azul e branco, posso dizer o mesmo de ti quanto ao verde e branco. Mas se achas o Couto um dos melhores centrais do mundo, um tipo com um curriculum de expulsões tão extenso quanto a lista de arguidos do Apito Dourado, que posso eu fazer? Pô-lo ao lado de Ricardo Gomes, Laurent Blanc, Baresi, Gamarra, etc, isso sim dá para rir. Já agora, vê se notas algo em comum nessa lista de centrais que referi. Não notas? Eu ajudo... é que raramente dão pancada e levam vermelhos. Ser central é jogar à bola...

 
At 17/10/05 9:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Também me vais querer convencer que o Terry não presta, ou que o Mozer não foi um excelente central? Lá por serem jogadores duros não faz deles maus jogadores. Mas tens razão, opiniões são opiniões, mas o currículo dos jogadores fala por eles!

 
At 17/10/05 10:43 da manhã, Blogger Helder said...

Definitivamente não entendes o que eu digo. Em primeiro lugar não falei em maus jogadores. Falei em colocá-lo ao nível dos melhores do mundo. E eu nem sequer disse isso do Beto. Tu é que puseste o Couto nesse patamar. E para mim, um grande central impõe-se e chega a essa patamar, por uma forma de jogar e estar em campo. E francamente, o Couto nada tem a ver com aquele grupo citado. E mais, a meu ver o Mozer também não. Já o John Terry pode muito bem lá chegar, porque nunca o vi perseguir árbitros, agredir adversários ( nem isoladamente nem sistematicamente ), e é um jogador com muita muita categoria, que sabe cortar a jogar a bola. Atropelar adversários, a maioria sabe fazê-lo. Jogar bem e limpo é que é mais difícil.

 

Enviar um comentário

<< Home