11 setembro 2005

3ª Jornada



O FC Porto bateu o Rio Ave no Dragão por 3-0. Quem apenas souber do resultado ou ler os títulos dos jornais, fica com uma ideia totalmente errada do que se passou em campo. Este jogo foi tudo menos um passeio para o Porto. Acho que se a época passada teve algo de bom, foi ter mostrado aos pequenos clubes que não necessitam de ir a tremer para os estádios dos candidatos ao título. Jogando o jogo pelo jogo, têm boas hípóteses de conseguirem o que pretendem, até porque, hoje por hoje, no futebol português não existem grandes equipas. Existem equipas com melhores jogadores mas sem grandes colectivos. E quando assim é, tudo pode acontecer quando uma equipa com menos potencial, mas bem organizada os defronta sem medos. O Porto mereceu vencer, que fique claro. Mas nunca por 3-0. O Rio Ave jogou bem, controlou o jogo, subiu no relvado sempre a propósito ( nota positiva para Cleiton ) e podia ter marcado. Este Rio Ave, de António Sousa, para já, é para mim a grande surpresa, até porque era o conjunto em que eu menos fé depositava. O Porto, continua para mim a ser o principal candidato ao título, porque tem aquilo que os outros não têm: um organizador, um pensador, um criativo. De seu nome Diego. Com o passar das jornadas isso vai notar-se mais e vai valer pontos ao Porto onde os outros vão escorregar. Quanto à defesa, mais uma vez digo que é fraca, e em nada superior à do Sporting. Penso que esse factor de fraqueza no Porto, vai traçar-lhes e encurtar-lhes consideravelmente o destino na Liga dos Campeões, e, a nível interno vai prolongar o equilíbrio que poderia ser menor, se tivessem gasto mais inteligentemente o dinheiro num central de categoria. A ver vamos...

Foi também jornada de Sporting vs Benfica. Vejamos primeiro o Sporting. Peseiro lançou a equipa possível, após a saída de Rochemback, sem queimar etapas na ascensão de Wender e João Alves ao 11 principal. Tonel, Tello e Loureiro, os jogadores que mais receio causavam aos adeptos leoninos, estiveram muito bem e foram preponderantes. Tello manteve o nível do fim de época passada, e assistiu Liedson no golo da vitória. Loureiro inaugurou o marcador, e mostrou mais do que isso. Mostrou, como eu disse há algumas semanas atrás, poder ser muito útil. Joga bem de cabeça, não passa mal a bola e é muito combativo. Só tem de ser mais inteligente para não ser amarelado em todas as jornadas. Tonel foi uma agradável surpresa para mim neste derby. Ainda mantenho as minhas dúvidas, mas o rapaz não perdeu uma bola em despiques directos. Faço votos para que ele prove que as minhas dúvidas são infundadas. O Sporting venceu bem, apesar de estar a anos luz do brilhantismo do futebol da época passada ( as saídas de Barbosa, Viana e agora Rochemback tinham de se fazer sentir ), e poderia ter marcado mais golos. Várias grandes defesas de Moreira, e três ( sim, três ) bolas salvas na linha de golo por centrais encarnados, podiam ter engordado o resultado. Mesmo assim, tremideira a mais, para quem ganhava o jogo contra dez homens. A rever...
O Benfica está completamente desorientado. Nota-se que Koeman ainda não conhece bem o plantel ( de certa forma, é normal ), e do que conhece não deve gostar muito, pois só assim se explica Karagounis e Miccoli entrarem de caras no 11 inicial, com meia dúzia de treinos, ou nem isso. Pareceu-me que ainda reside alguma confusão táctica naquela cabeça, o que se propaga aos jogadores do Benfica. De resto, foram os mesmos defeitos de sempre. Há ali muito a melhorar.
Uma nota muito importante e que me preocuparia imenso se fosse benfiquista. Eu já não era grande adepto de Koeman, já que como técnico do Ajax, não o achei brilhante, mas de qualquer forma dava-lhe e ainda dou algum benefício da dúvida, mas ontem ele disse algo que achei inquietante e que nos deve fazer pensar sobre se ele tem realmente capacidade para gerir uma grande equipa. Passo a explicar: Koeman deixou fora da convocatória por opção técnica, Manuel dos Santos, Nuno Assis e Mantorras. Apesar de discutível, concedo-lhe a bondade da opção porque é ele que treina os jogadores, no entanto prescindiu de um dos poucos organizadores de jogo ofensivo e prescindiu de um jogador explosivo de ataque, que na Luz não abundam. Quando instado pelos repórteres na conferência de imprensa sobre a utilização de jogadores adaptados no lado esquerdo da defesa, quando tinha Leo no banco, Koeman respondeu que Leo estava sem ritmo, e para um jogo destes, tinha de se estar em perfeita condição física. A ser assim, como explica ele, ter optado por Leo para convocar e dispensar Dos Santos? E pior ainda, com Karagounis a chegar na 5ª feira a Lisboa após uma desgastante viagem de avião começada no Cazaquistão, e só com um treino nas pernas, como explica ele ter-lhe dado a titularidade quando o jogador não tem ritmo e nem os colegas conhece? Já descontando o desgaste do jogo a meio da semana, e das viagens inerentes... Meus amigos, a isto chamo eu de incoerência. E isto era algo que não conhecia em Koeman. Resta saber se isto é fruto de alguma pressão e ainda desconhecimento daquilo que poderá esperar daquele plantel, ou se é mesmo pura e dura falta de coerência de um técnico que não terá vida fácil nas próximas semanas.

6 Comments:

At 11/9/05 10:37 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 11/9/05 4:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Realmente tens toda a razão amigo Helder, o Porto não merecia ter ganho por 3-0, mas sim por 4 ou 5 ou 6, tal o caudal ofensivo que teve, sim porque foram 30 remates que o Porto fez. Quanto à defesa, tirando 5 minutos em que dois jogadores tiveram autenticas paragens de cerebro e originaram perigo para a área do Porto, de resto nada vi de falhanços na defesa do Porto. Convem lembrar que a defesa de uma equipa não é si constituida pelos quatro defesas, o resto da equipa tambem defende e a equipa do Porto está toda a defender, desde os atacantes até aos defesas. Apesar disso concordo que o Porto poderia ir buscar um central com mais categoria, aliás como é tradição do Porto, mas jogadores como o Couto ou o Aloísio não há muitos. Além disso é preciso dar tempo ao Ricardo Costa para finalmente jogar na sua posição e deixa-lo mostrar o valor que tem, e que não é pouco.
Convem ainda lembrar que o Rio Ave é das equipas que melhor joga em contra-ataque, o que só vem acrescentar mérito à defesa do Porto pelo pouco perigo que o Rio Ave criou.
De resto concordo contigo, finalmente o Diego está a demonstrar o grandíssimo jogador que é!

 
At 11/9/05 4:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quanto ao Sporting e ao Benfica, foi um jogo animado, onde mais uma vez O Koeman quis inventar e deu-se mal. Essa dele não conhecer os jogadores não me convence, teve o mesmo tempo que o Adriaanse teve para conhecer os jogadores e não vês o Adriaanse a jogar com 3 centrais, com um defesa direito como ala esquerdo e com 3 extremos na frente de ataque. Em relação ao Sporting, eu já te tinha dito que o Tonel era muito bom, vais ver como te vai convencer, quanto ao Loureiro é um jogador útil, lutador, voluntarioso mas algo limitado e que se calhar não é jogador para um grande, aliás como o Beto que foi para o Benfica. Ainda bem para o Sporting que o Douala e o Liedson não sairam, mas foi pena!

 
At 12/9/05 11:02 da manhã, Blogger Helder said...

Discordamos em algumas coisas: claramente acho que o jogo era de 1-0 e tudo acima disso pune demais o Rio Ave.Reparei que só na 1ª parte todo o perigo que o Porto criou foi oriundo de cantos,exceptuando o isolamento de Sokota.Quanto à defesa,isso é verdade para todas as equipas,mas a verdade é que acho o turco banal,o Peixoto uma moda de por os extremos a defesas e a dupla Emanuel-Costa, sempre achei de caceteiros sem nível.É a minha opinião.Em defesa de Koeman,embora ele cada vez mereça menos,tem a atenuante de ter muito menos soluções que vocês.Parecendo que não,esse argumento não é de desprezar,embora haja claramente muitas culpas próprias.

 
At 13/9/05 5:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tendo apenas deitado o olho aos resumos, parece-me que os 3 que o Porto marcou são justos mas o Rio Ave merecia um golo pelo atrevimento de jogar no estádio do Dragão de peito aberto, sem medo de levar meia-dúzia (medo esse que vai ser o pão nosso de cada dia este ano por causa de descerem 4).
O Benfica... já não sei por onde pegar, o Koeman está a fazer tudo para ser despedido... o Benfica não jogou nadinha, é zero zero zero. Não há fio de jogo, não há Simão a rasgar defesas, não há defesa, nada nada nada... só temos artistas de circo, Maradonas, perdão, Miccolis... o Sporting não convence... falta o Barbosa a jogar nos seus 3 metros quadrados, ali bem no meio, a dar autênticos festivais de bola... só para dar uma achegazinha, o Barbosa só podia ser assim, nascido e criado no clube cá da terra!

 
At 3/2/07 9:19 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. buspirone Download free ringtones to your pc for cellphone free ringtones ess allegra linux drivers Word cup soccer Graphics card best Blue & me and fiat tires bridgestone r260 tires acyclovir 400mg online information gps car kit for treo 650 Bbw toilet slave Audi a4 2006 reviews camel pea coat Xxx in asian

 

Enviar um comentário

<< Home