30 setembro 2005

Ronda Europeia


Pois é... Quem me mandou a mim, no último post da Ronda Europeia, me atrever a fazer previsões? Por estes dias, a minha fama de bruxo está tão descredibilizada quanto a fama de boa autarca da Fátima Felgueiras ( devia ter evitado esta comparação, porque se está mesmo a ver que a Marge Simpson das Autárquicas vai ganhar a eleição, e dar mais uma machadada na minha credibilidade, mas que se dane ). Voltemos à bola, então.
Previ eu do alto da minha sabedoria, vitórias do Porto, Sporting e Braga. Assim sendo, vai daí que a teimosia do senhor Adriaanse decidiu compremeter o percurso do Porto na Champions League, ao desbaratar 2 golos de vantagem sobre o Artmedia, conseguindo o feito de perder o jogo no Dragão, por 2-3, e dando mais força à opinião que deixei num post anterior, que a fraca defesa do Porto, vai concerteza encurtar a sua estadia europeia, coisa que aquele meio campo e ataque até nem mereciam.
Já o Braga, pelo que vi do jogo, massacrou verdadeiramente o Estrela Vermelha, mas a dado momento, jogou sozinho contra o keeper visitante, que miraculosamente evitou a eliminação. Se aquele guarda-redes defender sempre assim, é de abrir os olhinhos e tentarem contratar o homem. Mas se calhar foi apenas mais uma noite de glória de um keeper banal. O Braga perdeu porque foi perdulário. E muito. Não se podem falhar tantos golos. Ficou como nota positiva, uma bela exibição e a luta intensa até ao fim. Para a história fica o empate a uma bola.
O Sporting, de quem esperava uma vitória quando escrevi o outro post, mais uma vez demonstrou o que constatei desde o jogo com o Benfica, sendo que desta vez os sintomas foram amplificados. Claramente, o Sporting hoje em dia, enquanto equipa é perfeitamente banal. De comum com o ano passado, só alguns nomes e a camisola. Perdeu o jogo 2-3 e perdeu a eliminatória justamente, apesar de alguns erros individuais. Exibição sem ordem, sem plano de jogo, sem força, em suma sem alma.
Previ também que o Vitória de Guimarães perdesse em Cracóvia, mas passando a eliminatória. Pois bem, surpreenderam-me e ainda venceram o jogo por 0-1. Fico feliz com o erro na previsão, e espero que seja a ressurreição vitoriana, que tem jogadores para dar cartas a nível interno.
Já o Setúbal, de quem eu esperava que fosse goleadíssimo em Génova, deu boa conta de si, perdeu apenas 1-0 e pelo que rezam as crónicas, podia até ter feito algo mais. Mas honrou a camisola, honrou Portugal e mais não lhe era pedido. Parabéns Vitória de Setúbal.
Para finalizar, o Benfica, como previ, perdeu em Old Trafford por 2-1. Mas não perdeu só o jogo. Perdeu também a melhor oportunidade de sempre, de bater os Red Devils em Old Trafford. Um Manchester q.b. , sem ideias nem carisma, só não foi suplantado por puro medo de vencer de Ronald Koeman. Não basta ser holandês e dizer-se fã do futebol ofensivo. Tem de se agir em campo, e a dado momento Koeman desistiu de vencer e atacar, pôs-se a jeito, e os Deuses do Futebol e Van Nistelrooy fizeram o inevitável.
Concluindo, jornada desastrosa para Portugal. O Porto quase diz adeus à Liga dos Campeões e quiçá à Taça UEFA, o Benfica ainda tem tudo para manter intactas as aspirações. O Sporting foi humilhado, o Braga não passou por uma equipa inferior à sua, o Setúbal foi estoico e o Guimarães a lufada de ar fresco.
Melhores dias virão...

11 Comments:

At 30/9/05 11:55 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 2/10/05 7:31 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Mais uma ronda europeia, mais um enterranço colectivo. Um Porto irreal, um Sporting real (?), um Benfica que não chegou... salva-se o Guimarães, que lá conseguiu chegar a bom porto... Temos que compreender que isto é cíclico, tivemos nos ultimos anos equipas com bons desempenhos na Europa, temos que aceitar que o ciclo tem altos e baixos. Uma novidade importante: O Beto vai para o Real, em Dezembro... ficaram encantados com a qualidade do posicionamento do referido central no último jogo!

 
At 2/10/05 8:17 da tarde, Blogger Helder said...

Só um portista com muito sentido de humor, se daria ao desfrute de criticar os defesas centrais adversários, quando é defendido por Ricardo Costa e Bruno Alves...
Bem haja ao teu sentido de humor.

 
At 7/10/05 2:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Os 2 centrais titulares da selecção portuguesa de esperanças, um deles já internacional A não são bons?!? Podem não ter os dotes que o Beto tem para o boxe, mas no futebol tenho a certeza que vão ter uma carreira bem melhor do que ele!

 
At 10/10/05 4:50 da tarde, Blogger Helder said...

Conhece um tipo um amigo há quase 30 anos, e só agora descobre que ele é um humorista em potência...
Tu vens-me falar de boxe, a mim, quando tens um clube que aplaude de pé, tipos como o Paulinho Santos, que até ao Bino, colega emprestado, partiu o nariz? E que andava ao soco com António Carlos e Yurans? Por amor de Deus, diz-me que estás mesmo a fazer humor, porque se não fôr isso, eu mesmo te levo a casa os comprimidos para o Alzheimer. Isso da porrada nos treinos, quem pensa que não se passa no clube deles, anda a dormir, mas vocês portistas, não podem mesmo falar. Não têm telhados de vidro. Toda a casa é de vidro, pah.
Quanto à prodigiosa dupla de centrais da selecção de esperança, foi a mesma que teve uma brilhante prestação nos J.O.. Mas isso preocupa-me muito pouco. Continuem lá com eles a titulares...

 
At 11/10/05 2:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caso não te lembres, o Antonio Carlos foi despedido depois desse incidente porque tinha sido ele a agredir o Paulinho. É engraçado como tentas desviar a atenção do que se passou no Sporting com casos de à 10 anos atrás. Em nenhum dos casos foi necessário dar oxigénio ao jogador agredido, como foi preciso fazer com o Custódio, mais grave ainda por o Beto ser capitão. Quanto aos centrais, foi graças a esses centrais que fomos aos jogos olímpicos, coisa rara no nosso futebol. Com esse raciocínio deves achar que os defesas portugueses que estiveram no último mundial não prestam, o que chega a ser rídiculo, já que estava lá por exemplo o Fernando Couto! Eu tb nãome importo que eles estejam lá, já que para já estamos em primeiro lugar e ainda não sofremos golos no Dragão.

 
At 13/10/05 9:56 da manhã, Blogger Helder said...

Eu não desvio atenção de nada. Eu nunca bati palmas a um jogador do Sporting que agredisse alguém. Ambos sabemos que 80% da massa adepta presente no vosso estádio não pode afirmar o mesmo. Que eu saiba o António Carlos também era vosso jogador, certo? Mas tens razão, o lapso foi meu, o Paulinho Santos nunca agrediu ninguém. Mas lá que acho piada vocês virem atirar pedras ao quintal do vizinho nesse departamento, lá isso acho. Também acho giro a referência ao não sofrerem golos nas Antas. Pena é que a época vos vá exigir jogar muitas vezes fora, e pelas minhas contas, já marcham 10 golos em 8 jogos. Mas isso não deve interessar para avaliar uma dupla só ao nível de um John Terry e Alessandro Nesta...

 
At 15/10/05 7:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Que eu saiba sofremos 4 golos no campeonato que é a única forma de podermos comparar a performance de Porto, Sporting e Benfica, já que o Sporting não consegue estar na Liga dos Campeões, por isso não sabe o que é jogar lá. Se sofrer 4 golos no campeonato é mau o que dizer do Sporting que com um intermnacional brasileiro e um português já sofreu 8, ou do Benfica que com 2 internacionais brasileiros já sofreu 6, mas pronto, quando não se pode criticar mais nada no clube dos outros inventam-se defeitos nos jogadores. o António Carlos era nosso e por causa do que se passou foi despedido e mesmo o Paulinho foi castigado e chegou a treinar na equipa B, já no caso que se passou no Sporting é com uma multinha que se resolvem os problemas, é o rigor que existe no Sporting.

 
At 16/10/05 8:37 da manhã, Blogger Helder said...

Por acaso na Liga Portuguesa até já sofreram 6 golos, e aí tens os tão desejados golos sofridos em casa, mas à hora que escreveste ainda não devias saber disso. Se te queres comparar à defesa do Sporting, go ahead... Não te esqueças é que estou farto de dizer e escrever que a nossa defesa é fraquíssima. Se somos o teu ponto de comparação estamos conversados. E se consideras que Glasgow Rangers e Artmedia têm normalmente potencial para marcar 6 golos ao Porto, em 2 jogos, então estamos mesmo conversados. A diferença entre nós, é que eu sei que tenho uma má defesa e digo-o, ao passo que tu, sabes que tens uma má defesa mas não o queres admitir. Escolhas...
Quanto à disciplina, digo-te isto: acho muito bem que se vá aos bolsos dos jogadores. Não defendo suspensões que só prejudicam o próprio clube. E sabes muito bem que mesmo o teu clube só suspende os jogadores de porcaria, porque os que fazem falta, põe-lhes bem a mão por baixo. Mas sobre isso não deve interessar falar...

 
At 2/3/07 4:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on! » » »

 
At 6/3/07 9:05 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Keep up the good work New york pocono honeymoons http://www.all-inclusive-vacation-4.info/aquarius_vacation_club.html http://www.onlinedivorce7.info/eriecountynewyorkdivorcerecords.html Sun surveillance answering service cape cod What is the medication concerta used to treat car game player http://www.ice-makers-2.info/travel-through.html Safety travel kenya travel channel tv Axl rose avril lavigne

 

Enviar um comentário

<< Home