20 setembro 2005

4ª Jornada


A 4ª jornada saldou-se pela primeira perda de pontos do Braga e do Porto. Os portistas deslocaram-se à cidade dos arcebispos, e fizeram a despesa do jogo. O Braga estava amputado de algumas pedras importantes, e demonstrou também cansaço da ida a Belgrado. De qualquer forma, lá conseguiu controlar as incidências de jogo, apesar deste ser francamente dominado pelo Porto. O Porto mostrou vontade, espírito ofensivo, mas nunca conseguiu dar a estocada final. No fim, o empate a zero aceita-se, e confirma o crescimento de um Braga que mesmo a 70% já dá provas de conseguir pelo menos o resultado que mais convém, mesmo contra equipas superiores. Não sou grande fã de Jesualdo Ferreira mas o mérito é todo dele. Uma última nota: a meu ver fica um penalty a favor do Braga, por marcar, de Sonkaya sobre Rossato. António Costa não destoou da sua carreira: foi ele o artista do costume. Não tardará muito a ser presidente da Arbitragem da Liga. É assim Portugal.

O Benfica conseguiu a primeira vitória na Liga, por 4-0, contra o União de Leiria, que, ou inverte muito a marcha, ou pode começar a marcar lugar na próxima Liga de Honra. É inenarrável a qualidade de jogo deste Leiria, que envergonha as últimas equipas que foram a jogo, nos últimos anos em Portugal. Nunca vi um Leiria tão mau quanto o deste ano. O Benfica aproveitou, goleou e moralizou-se. Diga-se que jogou aceitavelmente bem, agora que Koeman voltou ao esquema normal de jogo. Se esta vitória foi o reflexo da fraqueza leiriense, ou o reflexo da ressurreição encarnada, só as próximas jornadas nos dirão.

Por fim, o Sporting. Os leões baquearam 2-1 na Madeira, frente ao Nacional. Não sou daqueles que diz que somos fabulosos quando ganhamos, nem horríveis quando perdemos, nem sou dos que pede a cabeça de alguém quando as derrotas aparecem, mas uma coisa é certa: este Sporting, não pode, não consegue e não vai ser campeão nacional. Porquê? Porque não tem equipa para isso. Simples como isso. Tem bons jogadores, alguns roçam até a excelência, mas isso não chega. Não se podia ter perdido Barbosa, Viana e Rochemback, sem se ter acautelado com a aquisição de um criativo, patrão da equipa que conduzisse o fio de jogo. Mas foi o que se fez. Resultado: um futebol que envergonha o futebol do ano passado, e que se caracteriza pelo passe longo para Liedson e Douala. Quando estes estão em dia sim, o Sporting vence. Quando não estão bem, ou o adversário é inteligente, as chances leoninas de vencer, rondam os 20%. Não estou a ser pessimista. É o que vejo deste Sporting. A somar a isso, a defesa está pior, e já era o ponto fraco o ano passado, o meio campo claramente mais fraco, e o ataque menos asfixiante. Tudo somado, dará um 3º lugar, se o Braga estiver pelos ajustes. No meio disto tudo, custa-me que Peseiro vá sair queimado, porque o problema é claramente de falta de jogadores de categoria, no entanto, Peseiro assumiu o projecto, e mais cedo ou mais tarde vai responsabilizar-se pela ausência de vitórias. Mais do que as derrotas do Sporting, custa-me ver a ausência de fio de jogo, e a condenação antecipada do meu clube, a vegetar por este campeonato, na mais pura das banalidades e mediania, que nos vai conduzir a vitórias sem brilho e a muitas, muitas derrotas contra equipas também elas banais.
Venha a 5ª jornada...

3 Comments:

At 23/9/05 7:20 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O futebol não é uma ciência exacta mas este ano vai ser muito fácil ganhar dinheiro em bolsas de apostas: o Porto joga, corre, ataca, não defende (lol) mas parece-me ser a equipa mais regular. O Benfica não joga para ganhar por 1, quanto mais por 4... aqueles rapazes vão ter uma desilusão... o Sporting é o clube da moda, tem um affair (Ricardo), tem problemas com o Fisco mas tudo parece cor de rosa...! Mediante isto, o que é Co há-de dizer?! "This is stupid, it's all stupid, yellow cards are stupid..."

 
At 25/9/05 11:20 da manhã, Blogger João Ribeiro said...

Ora e como se pode ver esta semana o SLB sempre deisludiu os adeptos tal como previsto! Desta vez não mercou 4!!!

Shame on them!!!

Irony mode: off

 
At 24/4/07 12:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

That's a great story. Waiting for more. » » »

 

Enviar um comentário

<< Home