26 setembro 2005

Filhos e Enteados...


Toda a gente sabe que mais vale cair em graça do que ser engraçado. Mas pior ainda do que ser engraçado, é cair em desgraça, ou tentarem desgraçar-nos.
Sobre os técnicos dos convencionados três grandes do futebol português, posso dizer o seguinte: Koeman nunca me entusiasmou como treinador, gosto de Co Adriaanse, e considero Peseiro um técnico competente e que não envergonha o clube pelo qual sofro.
Para início de conversa convém deixar claro o seguinte: vive num mundo de ilusão ou padece de incapacidade crítica, todo aquele que pensa que determinado treinador não erra, ou que concorda com todas as decisões que ele toma. Isso vai estando muito em voga, nos dias que correm, mormente para os adoradores do auto-proclamado special one.
Mas observemos os técnicos de Benfica, Porto e Sporting, e mesmo com alguma paixão à mistura, tentemos ater-nos a factos.
Koeman chegou ao Ajax, fruto da sua reputação de ex-grande jogador, à semelhança do que também aconteceu com Rijkaard, Van Basten, Voller e Klinsmann, que chegaram a grandes clubes e selecções, mesmo sem terem provado o que quer que fosse como treinadores. Pelo Ajax andou, por lá conquistou sem grande brilhantismo um ou outro título, e de lá foi mandado embora. Já no Benfica, venceu uma Supertaça ao Vitória de Setúbal, num jogo decidido por um golo precedido de falta. Na Liga, a sua equipa partiu com muito atraso, fruto de algumas indecisões e invenções nas equipas que escalou, impedindo um arranque normal de uma equipa que já tinha a estrutura montada. Somou incongruências e incoerências na gestão dos dossiers Miccoli e Karagounis, atribuindo a estes a titularidade directa na equipa, apesar da falta de condição física dos mesmos, e de entrosamento com o resto do plantel. E tudo isto, tendo usado já esses argumentos para afastar de convocatórias outros jogadores. O lapso mais recente ocorreu a semana passada, quando afirmou a alto e bom som "Tenho 3 bons centrais", falando de Luisão, Anderson e Ricardo Rocha. Alcides, obviamente não cabia neste lote. Penso que sobre capacidade de gerir um grupo e respectiva moral, estamos conversados.
Co Adriaanse nunca venceu nenhuma competição na sua carreira, o que desde logo não me impede de o apreciar e lhe reconhecer grande competência. É sério, trabalhador, tem espírito ofensivo e as grandes conquistas não vão tardar no seu curriculum. Como pontos baixos, as recentes declarações que passaram em branco, sobre o Braga e o Belenenses. Diz Adriaanse que Braga e Belenenses são defensivos. Tendo o técnico total direito à opinião, e descontando a falta de elegância para com os companheiros de ofício, o pior reside na falsidade da declaração. Fossem todas as equipas, defensivas como o Braga e o Belenenses, e tínhamos uma Liga fabulosa. A outra nódoa residiu na gestão do caso McCarthy. De início, esteve fantástico. Defendeu intransigentemente a disciplina e pô-la à frente de tudo o resto. Mas bastou passarem 2 ou 3 dias dessas declarações de jura eterna de fidelidade à disciplina, a somar à ausência de jogadores para a frente de ataque, e Adriaanse, necessitando do sul africano, entendeu mandar o princípio às malvas e colocar Benny a titular em Braga.
Resta Peseiro...
Não é loiro, não tem sotaque estrangeiro, tem um look risível, não tem um "facies" de Oficial de Campo em Auschwitz, não gosta de disciplinar, chicoteando ou alardeando o chicote e, basicamente perdeu tudo o ano passado. Só defeitos...
Não se olha que perdeu a Taça de Portugal na Luz, nos penalties, com 10 jogadores, e com António Costa a apitar. Não se olha que perdeu o título na Luz, na penúltima jornada, num lance que me abstenho de qualificar, com Paulo Paraty a apitar. Não se olha que perdeu a Taça UEFA em casa, um troféu que existe às dezenas em Portugal, com uma primeira parte do mais brilhante que se tem visto nos últimos anos, e uma segunda parte do mais infeliz que se tem presenciado nos últimos tempos. Os próprios adeptos do clube, quando ele decide retirar um trinco para lançar em campo um extremo esquerdo, ficam contentes mas não lhe reconhecem a audácia da opção. Pelo contrário, se fruto da desinspiração individual, a equipa perde o controlo de jogo, e Peseiro lança um trinco a substituir um ponta de lança prima donna que nada rendeu durante 75 minutos, e que esteve doente a semana toda, logo chovem assobios e se bamboleiam lenços brancos, por adeptos que preferem eleger à categoria de Deus, um outro avançado, cujo mérito é aparecer nas revistas de coração e ter marcado um hat-trick em Braga. Vá-se lá perceber...
Continua-se a exigir do Sporting prestações galácticas, quando as actuais possibilidades nos proporcionam ter Miguel Garcia e Paíto, como jogadores, em vez de Javier Zanetti e Roberto Carlos. Continua a dizer-se que temos a mesma equipa, mas olhamos para lá, e onde estão Enakarhire, Barbosa, Viana, Rochemback e Rui Jorge? É verdade que as faltas de Barbosa e Rui Jorge, foram opção técnica, mas não se pode querer sol na eira e chuva no nabal. Se querem lançar jovens, se querem reduzir ordenados, se querem enfim, renovar, alguém tem de sair. E aposto que ninguém mais que Peseiro quer vencer no Sporting.
A somar a isso, dificulta ainda a vida a Peseiro, a infelicidade de ter alguns jogadores no grupo, onde a falta de profissionalismo abunda e a boa educação escasseia, e onde acima de tudo se privilegia o ego, e se esquece o grupo.
Mais do que vitórias, eu peço empenho, e não espero milagres, mas sim suor. E isso eu tenho visto. Por isso mesmo é que pouco ou nada subscrevo nas críticas feitas a José Peseiro.
Deixo a pergunta "Que se diria na imprensa desportiva, se Peseiro tivesse enfiado algumas argoladas, que os seus rivais já enfiaram?" e já agora mais uma "Até quando se vai criticar em Portugal, tendo por base a agradabilidade da cara, ou o provincianismo?". Responda quem souber. Por mim já desisti de tentar fazê-lo...
P.S. Aos adeptos mais jovens que vão a Alvalade insultar e agitar lenços brancos, falta um pouco de conhecimento do clube, que lhes possibilite saber o que era o cemitério de treinadores de Alvalade, na década de 80, e tudo de bom que isso trouxe para o clube pelo qual sofro...

6 Comments:

At 26/9/05 11:35 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Querido Carlinhos...(é favor ler isto com voz nasal, por isso repete lá o "Querido Carlinhos"). Em relação ao KU MEN toda a gente já reparou que de treinador tem pouco, mas adiante... Em relação ao KU MACHAO ADRIAANSE ja discutimos sobre isto...dois jogos não serão suficientes p'ra castigar o BIG BOMBER?? Agressão 3 jogos; Carrinho por trás 1 jogo; Cabeleireira no estágio 2 jogos: in diário da republica atg/15/93 (pega la esta pra ti). Em relação ao KU CARA DE ... tenho a dizer k é o melhor treinador do mundo pena é a equipa e os adeptos serem fraquiiinhoss....(ler com voz fininha "fraquinhos"). Beijos e Abraços. Tone Fenhanha

 
At 27/9/05 3:49 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Em relação ao Koeman nem vou falar porque é facil de verificar os erros que ele cometeu e continua a cometer. Quanto ao Adriaanse o que ele disse é que Braga e Belenenses são equipas que privilegiam os automatismos defensivos muitas vezes em detrimento dos ofensivos, como se viu nos jogos contra o Porto, independentemente das ausencias na equipa do Braga, já há muitos anos que não via um Braga tão defensivo em casa contra o Porto. O Belenenses, tirando o inicio do jogo e jogadas de contra-ataque também se limitou a defender o jogo inteiro. Claro que o Braga e o Belenenses não vão defender tanto nos outros jogos do campeonato, mas contra o Porto fazem-no, e isso é o que o Adriaanse tem que analisar. Quanto ao "caso" Benni, ele foi castigado não sendo convocado para dois jogos importantes, pagou a multa e fez 2 treinos com a equipa B, o que é que querias que fizessem mais, que não o deixassem jogar mais no resto do ano?! que lhe cortassem as tranças?!? Acho que deu para ver bem pelas suas declarações no fim dos últimos jogos que ele aprendeu a lição, afinal ele desrespeitou o regulamento interno, não matou ninguém, nem insultou ninguém como outros jogadores fazem noutros clubes, esses sim sem castigos visíveis.
Eu concordo com o que dizes em relação ao Peseiro e aos adeptos do Sporting, contudo uma coisa que faz com que os adeptos tenham este tipo de reacções é a arrogância e a mania de que é o melhor por parte do Peseiro, o que não se compreende.

 
At 27/9/05 8:12 da manhã, Blogger Helder said...

Em relação ao que o Adriaanse disse ou não, estamos em desacordo, andamos a ler jornais diferentes. Quanto ao Benny, essa de ele estar arrependido é de chorar a rir. Vamos dar mais uns dias. Alguns jogadores do Sporting ( e podes dizê-lo ), porque eu sei bem a merda que tenho por lá, já deviam era estar fora do clube, mas não sou eu que mando. E se é esse o ponto de comparação que queres ter, estamos conversados. Mas serve para provar que a disciplina é muito linda, enquanto não estamos apertados, e isso por muito que vos custe é o que ressalta da parte final do dossier Benny. Quanto a chamares arrogante ao Peseiro, depois de lá ter passado o special one, só posso sorrir. Mas é como eu digo: mais vale cair em graça que ser engraçado.

 
At 27/9/05 11:27 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Achas que jogar com dois médios defensivos(Vandinho e Madrid), dois falsos extremos(que têm jogado mais a defesas do que a extremos) como o Rossato e o Luís Filipe em casa não é jogar à defesa? Quanto tempo é que o Braga passou no meio campo do Porto? Muito pouco de certeza. O Belenenses até posso admitir que tentou jogar o jogo mais abertamente, mas também jogava fora. Por mim até podes esperar até ao fim do ano, vais ver como não vês mais atitudes de indisciplina do Benni, aliás ele já admitiu que errou em duas flash interviews no fim dos jogos de Braga e Belenenses, não se limitou a dizer que estava tudo resolvido, disse mesmo que tinha errado e tinha sido castigado. Era preciso ter ficado 2 meses de castigo para ser um verdadeiro castigo?!?
O arrogante que passou aqui pelo Porto era arrogante porque podia ser, porque provava todos os dias que tinha motivos para o ser ao contrário do vosso treinador. Alguém devia explicar ao Peseiro que não basta tirar o mesmo curso e tar na mesma turma do Mourinho para ter a qualidade que o Mourinho tem. Ou depois de passadas quase 4 épocas em que o Mourinho ganhou tudo o que havia para ganhar ele ainda não te provou que é mesmo muito bom. Não basta ter um discurso de arrogância como o Peseiro tem, é preciso provar no campo, com resultados que se pode sê-lo.

 
At 28/9/05 10:36 da manhã, Blogger Helder said...

Acho um bocado arriscado, pôr as mãos no lume pelo Benny, mas tu lá sabes... deves ter desconto na compra das próteses.
Quanto ao Braga, com o lote de avançados indisponíveis que tinha, com o desgaste do jogo europeu, queria ver o holandês fazer melhor. Salvaguardando a diferença de orçamento e a conjuntura favorável que pendia para o vosso lado, a verdade é que não ganharam. E o Braga, tendo sido dominado, o que é perfeitamente normal, espreitou sempre que pode o ataque. Não há milagres.
Não falei em períodos de tempo para o castigo. O que devia ter ficado muito claro, caso houvesse coerência, era que o Benny estava castigado, apesar da falta que fazia. Isso sim era defender a disciplina. O resto é oportunismo e armar ao pingarelho. A mão dura desaparece quando se tem as calças na mão.
Quanto ao Mourinho, é pra rir. O homem é pedante, antes,durante e depois de ganhar. Quer perca,empate ou ganhe é arrogante e cínico. Comparar o Peseiro ao Mourinho, é comparar um miúdo que mata formigas mijando para cima delas ao Bin Laden. Mas é o que eu digo: a vitória causa cegueira e agora está na moda dizer que ele é perfeito. Perfeição dessas, não obrigado. Para mim as vitórias não justificam tudo, muito menos episódios de agarrar um jogador da Lazio para ele não lançar um contra-ataque. O meu conceito de treinador é outro. Mas não me admira que idolatrem esse gajo como treinador. Quem idolatra o presidente que tem, idolatrar o Mourinho é até coisa de miúdos.

 
At 14/2/07 5:38 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Enjoyed a lot! » » »

 

Enviar um comentário

<< Home