16 outubro 2005

7ª Jornada


Jornada 7 foi jornada de clássico Porto vs Benfica. Os encarnados não venciam no Porto, desde a tarde de glória de César Brito. Mas foi mesmo desta, que mataram o borrego. E venceram bem. A vitória por duas bolas a zero não merece a menor contestação. Nuno Gomes foi a figura do jogo, ao ser o autor dos golos da vitória. Adriaanse insistiu na dupla Ricardo Costa - Bruno Alves, mesmo já tendo Pedro Emanuel e Jorge Costa disponíveis, e pagou a factura. A meu ver, esses 2 jogadores são uma cópia muito, muito, mas mesmo muito pirata, de Fernando Couto e Jorge Costa, e note-se que nem sequer sou especial apreciador destes 2 ex-internacionais portugueses, agora perto da reforma. Têm toda a agressividade desnecessária que os seus "ídolos" têm, mas desprovidos de qualquer classe, jeito, sentido posicional e sentido de liderança. Em suma, muito fraquinhos mesmo. O meio campo portista, não carburou, devido talvez à falta de um homem que faça as despesas defensivas ( Raúl Meireles por exemplo ), e o Benfica controlou sempre o jogo. Na 1ª parte, jogou mais na expectativa, e na 2ª parte, já com Karyaka em campo, embora não sendo avassalador, foi mais acutilante e colheu o que plantou. Por este andar, Adriaanse arrisca-se a passar à história como um técnico que tinha tudo para ganhar, nada vencendo por simples casmurrice. Já Koeman, mostrou ser mais inteligente. Aprendeu com os erros, passou a aproveitar mais o esqueleto do ano passado, melhorou-o com Anderson e Nélson, e tem neste momento a equipa a praticar bom futebol. A continuar o actual estado de coisas, arrisca-se a ser campeão. Voltando ao Porto, causou também alguma estranheza a apatia de McCarhy, embora raramente tenha sido bem servido, e a opção de deixar Quaresma no banco. Parece claro que neste momento as hipóteses do Porto vencer jogos, passam muito por aquilo que Quaresma faz em campo, e tendo Adriaanse deixado o extremo no banco, descansou por muitos minutos o seu compatriota encarnado. Referência positiva para Lucílio Baptista, que quanto a mim, apenas errou na expulsão de Léo. Quanto à expulsão de Bruno Alves, ela simboliza a vitória de uma cultura sempre aplaudida nas Antas, em que um central, mais do que jogar à bola, tem de ter cara de mau, ir às pernas do adversário, magoá-lo, e se possível ainda agredi-lo. Bem na senda de Lima Pereira, Fernando Couto, Jorge Costa e Pedro Emanuel, Bruno Alves a continuar assim, arrisca-se a acabar carreira no Dragão como um dos símbolos do Porto do segundo milénio. Filosofias...

Já o Sporting prosseguiu a sua via sacra. Torna-se difícil falar do Sporting. Porque sou sportinguista, e porque já não há muito a dizer. Recebeu a Académica e perdeu 0-1. E se não mereceu perder, decerto que não mereceu ganhar. A equipa não é boa, ponto final. A pressão não ajuda, e tudo se resume a um conjunto de jogadores que não consegue pegar na bola, porque actualmente ela queima, e consequentemente não progride em campo, chutando sem nexo a bola em solicitações de 40 metros, que invariavelmente morrem na linha de fundo, ou nos pés dos defesas adversários. A Académica, jogou como de costume, num claro 8-1-1. Obviamente que estou a ser irónico, mas também irrita ver estas equipas que apesar da conjuntura até ser favorável, continuam com a ambição de um monge franciscano. Note-se que bem sei que a Académica tem menos potencial que o Sporting, mas de qualquer forma é de bradar aos céus, a ambição é nula. Marcou o golo da vitória numa perda de bola infantil de Custódio, tendo o médio academista que roubou a bola, isolado Marcel que rematou a contar. A partir daí, até criou mais algumas ocasiões, em contra-ataque puro, jogando com o desespero leonino. Mas tudo bem, cada um luta como quer. Apenas é triste vermos as ligas estrangeiras, e observarmos os clubes pequenos encararem os grandes, com muita mais ambição do que por cá se vê. De qualquer forma, aceita-se a vitória academista.
Não gostaria de falar da arbitragem, até porque claramente o Sporting não perde pela arbitragem, e isso que fique bem claro, mas tenho de dizer que o senhor Paulo Paraty, por muitos apitos de Ouro que vença, continua um nojo de árbitro. A 1 metro de distância transformou um penalty sobre Wender, num livre directo, assinalou off-side indevidamente num lance em que Silva viria a marcar o golo do empate, e marcou uma falta, onde um academista pontapeou violentamente João Moutinho, em lance de vermelho directo, sem sequer mostrar o amarelo. Palavras para quê, é um artista português! Mas nem sequer merece ficar ligado à derrota leonina. Os problemas são bem maiores que os Paratys deste mundo, e radicam claramente na falta de qualidade. E quando assim é, ou Dias da Cunha consegue contratar Nosso Senhor Jesus Cristo, ou então, o centenário vai ser mais negro que uma fotografia tipo passe do Douala.
Previsivelmente Peseiro vai cair, hoje, ou nos próximos dias, e vejo com muita curiosidade quem vai ser o "doido" que vai aceitar pegar neste Sporting. Colocando aqui um pouquinho de "Wishful Thinking", se o erro do despedimento de Peseiro se confirmar, Deus permita que o próximo Mister leonino saia do grupo Carlos Queiroz - Manuel Fernandes. Mas como nestas coisas, sou bem mais dado às leis de Murphy, vai acabar por sair o Couceiro na rifa.
Leão sofre...

7 Comments:

At 16/10/05 3:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 16/10/05 3:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 16/10/05 3:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 16/10/05 4:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 16/10/05 5:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quanto ao Porto-Benfica, só tenho que dar os meus parabéns ao Benfica pela vitória merecida, não porque tenha sido superior durante o decorrer do jogo mas acima de tudo por ter aproveitado as chances de golo que teve! Tenho que criticar veementemente a atitude do Bruno Alves que ou me engano muito ou acabou de assinar o contrato de empréstimo a outro clube para o resto da época, quanto ao Ricardo Costa, apesar do falhanço no segundo golo do Benfica acho que as principais culpas dos golos sofridos pelo Porto estão nas alas, aliás viu-se bem o desnorte do Bosingwa no primeiro golo. Desde que o treinador do Artmedia, que valha a verdade foi o primeiro a descobrir o ponto fraco do Porto, chegou à conclusão de que era o facto dos dois laterais subirem ao mesmo tempo que provocava os desiquilibrios da equipa, isto tem sido uma festa e vai continuar até ao Sr. Adriaanse ou os jogadores em campo se aperceberem que pelos menos 3 jogadores têm que ficar mais atrás quando a equipa ataca e não só dois.
Quanto aos centrais que passaram pelo Porto, o passado vitorioso deles fala por eles e não precisam de qualquer defesa da minha parte.
Quanto ao Sporting, este jogo é o reflexo do momento vivido pelo Sporting e por Peseiro, a bola queima nos jogadores do Sporting, os jogadores que no ano passado pegavam na bola nestas alturas (Pedro Barbosa e Rochemback) já lá não estão e pedir ao Moutinho que com a sua idade assuma a responsabilidade é desumano. A Académica fez o jogo normal que todas as equipas, quer cá quer lá fora fazem quando jogam contra uma equipa superior, jogam em contra-ataque. Agora em tom de piada devo dizer que acho que o Custódio deve ter pensado que o Beto se estava a aproximar para lhe dar outro murro e num momento de pavor assustou-se e perdeu a bola para o jogador da Académica, originando o golo da briosa. Apesar de tudo fico satisfeito por o Porto ainda estar à frente dos outros dois candidatoa ao título, pode não ser por muito tempo, até porque acho que o Porto não ganha ao Nacional, mas para já está à frente. Parabéns ao Braga, Nacional e Setúbal pelo excelente campeonato.

 
At 1/3/07 3:18 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... »

 
At 6/3/07 12:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Excellent, love it! Laser tattoo removal tomball suzuki motorcycles home page Max sofas Natural olive oil skin care products Adware scan spyware Chemistry of zocor Men with men sex pctures Patanol for protonix initial side effects 7730 blackberry mobile product t 20 Ata voip Car cheap in insurance new york http://www.essential-oils-skin-care.info/Proactive_adult_skin_care.html Hutchinso body fat loss diets Car satelite navigation tom tom http://www.training-online-4.info/Organic-skin-care-lotion.html Palm pilot calendar freeware allegra pharmacy counters

 

Enviar um comentário

<< Home