20 setembro 2005

Ronda Europeia


Foi uma jornada de taças europeias muito positiva para Portugal, que pontuou em quase todos os jogos. A excepção foi o FC Porto, que perdeu 3-2, e que conseguiu não ganhar o jogo de forma inacreditável. Este Porto joga bem, exceptuando a defesa, que a meu ver é francamente má, e é claramente superior ao Glasgow Rangers. Os escoceses limitaram-se a bombear bolas, à excepção de Barry Ferguson, que é um enorme jogador, e a aproveitar os erros da defesa portista, e árbitro incluído. No fim, faltou inteligência, para constatar que tendo defendido tão mal, 1 ponto seria melhor que nada, mas Adriaanse preferiu arriscar e perdeu tudo. Acontece...
O Benfica bateu o Lille por 1-0, com Miccoli a provar que, embora a concorrência na Juventus não seja a mesma que na Luz, talvez tivesse lugar em Turim. O Benfica fez mais pela vitória que os franceses, e acabou de forma feliz por vencer no último minuto, já após o Lille também ter falhado algumas chances que não se podem falhar a este nível. Mas a vitória acaba por ser justa.
O Sporting de Braga empatou a zero em casa do Estrela Vermelha, em Belgrado, e embora não tenha visto o jogo, rezam as crónicas que jogou com muita personalidade, e saiu de lá com a eliminatória no bolso. Assim tenha calma e cabeça em Braga, e já está na fase de grupos.
O Vitória de Guimarães, foi uma meia surpresa. Bateu em casa o Wisla Cracóvia por 3-0, e é uma meia surpresa, porque tem jogadores suficientes para fazer melhor do que tem feito na Liga Portuguesa, mas na actual conjuntura vencer 3-0 o campeão polaco é digno de registo.
O Vitória de Setúbal, empatou 1-1 com a Sampdória, e fez melhor do que eu esperava. Para isso contribuiu o golão de Tchomogo, e o receio que a Sampdória demonstrou, claramente fazendo do Vitória, a ideia de ser uma equipa forte, o que manifestamente não é. A somar a isso, a má pontaria de Flachi e companhia, deram a Portugal mais unz pozinhos no ranking uefeiro, que bem jeito fazem. Em Génova a derrota é certa, e adivinho um placard bem anafadito.
Por fim o Sporting. Cumpriu. É só o que me apetece dizer. Jogar em Halmstad, contra um conjunto de bons rapazes, e ainda ter estado a perder e sair de lá com meia equipa amarelada, não é para festejar. Salvou-se o 1-2, mas aquele futebol não convenceu ninguém.
Em jeito de previsão, na próxima semana, conto com vitórias do Porto, Sporting e Braga. Benfica deverá perder em Old Trafford, Vitória de Guimarães também, embora passando a eliminatória na Polónia e o Setúbal cairá aos pés da Sampdória e por números muito pesados.
A ver vamos...

4 Comments:

At 20/9/05 9:46 da manhã, Anonymous Anónimo said...

já estás linkado. desculpas pela demora

 
At 21/9/05 10:17 da manhã, Anonymous Anónimo said...

"conseguiu não ganhar o jogo de forma inacreditável"?!?!

Não posso concordar de todo com esta opinião. Não ganhou porque marcou 2 golos e sofreu 3. Que tem isto de inacreditável? E mesmo que o 2º seja precedido de falta do avançado do Rangers, é pena não ter sido quase nada falado um penaltie clarissimo cometido por Pepe, ainda na 1ª parte e que daria na altura o 2-0...

 
At 21/9/05 1:24 da tarde, Blogger Helder said...

É verdade o lance que referes do Pepe. Não falei nele por esquecimento puro. Mas já que levamos a análise mais a fundo, devo dizer que também o 1º golo dos Rangers me deixou dúvidas.
Mas muito simplesmente falo em inacreditável porque acho incrível como uma equipa com a categoria do Porto perde um jogo contra uma equipa sem nível como o Glasgow. Mas como diz o Gabriel Alves "é o futebol"...

 
At 23/9/05 11:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ou como diria o Co: "It's stupid!"

 

Enviar um comentário

<< Home