01 setembro 2005

Mercado


Nos últimos dia de mercado futebolístico, foram várias as movimentações de jogadores, nomeadamente no Sporting e no Benfica, sendo que o Porto, contratou um ilustre desconhecido de nome Marek Cech, lateral esquerdo ( a ver vamos como vão coexistir, Peixoto em grande forma, Leandro e agora o lateral recém-contratado ).
O Benfica trouxe para a Luz Karagounis e Miccoli, jogadores de indiscutível qualidade. Aposto claramente em Miccoli para ser o concorrente directo de Liedson na luta pelo galardão de melhor marcador da Liga. José Veiga conseguiu ainda evitar a saída de Simão para o Liverpool, apesar de uma alegada oferta de 18 milhões de euros. É caso para dizer que o Benfica respira saúde financeira. Somado a isso, o Parma anunciou ter desistido de Miccoli, porque considerava os salários incomportáveis. Pelos vistos não o eram para o Benfica.
Já o Sporting, perdeu Rochemback, e trouxe Wender e João Alves. A saída de Rochemback do ponto de vista racional é inatacável. O Sporting não iria ter argumentos financeiros que possibilitassem a renovação e consequente manutenção no clube do motor brasileiro. Assim, ainda encaixou dinheiro com um jogador que nem sequer pertencia aos quadros leoninos. Um bom negócio sem dúvida, mas que do ponto de vista futebolístico, a meu ver é mau para o Sporting, já que estou certo que o nosso futebol vai ressentir-se da saída de Fábio Rochemback. Quanto a Wender, é um bom jogador, já com 30 anos, mas pergunto-me se será acertado tapar o lugar a Silvestre Varela, com um jogador que não terá muitos mais anos de auge futebolístico. João Alves, é para mim ( e espero sinceramente vir daqui a meses penitenciar-me pelo que vou dizer ) um produto de marketing. É um jovem, embora já não seja um adolescente, com capacidades, mas na minha opinião, muito sobrevalorizado por uma imprensa que descobre deuses da bola do dia para a noite. Não me parece melhor que Carlos Martins, Moutinho nem Custódio, mas espero que ele me prove o contrário. Terei muito prazer em reconhecer o erro. Falando do seu preço, 2,5 milhões de euros, é claramente um exagero. Tenho a nítida sensação que nos iremos arrepender amargamente desta aquisição.
Deixo-vos com um cartoon genial de Luís Afonso, de A BOLA, que sintetiza aquilo que prevejo para o meu clube do coração. Oxalá me engane...

2 Comments:

At 2/9/05 10:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Em relação ao Porto, o "problema" de excesso de defesas esquerdos foi resolvido com o empréstimo por duas época do Leandro ao Cruzeiro, e na minha opinião muito bem resolvido, já que Leandro continuava a manifestar uma inadaptação ao futebol europeu. Quanto ao Benfica continua a conseguir bons jogadores, mas por um lado não vêm suprir as carências identificadas no plantel do Benfica, já que nem Karagounis é um número dez (é mais um box to box, como Tiago ou Maniche), nem Miccoli é ponta de lança, por outro lado ainda ninguém conseguiu explicar como é que o benfica consegue fazer face a salários tão elevados como os que estes jogadores têm. A não venda de Simão surpreende pelo facto de nenhum dos clubes portugueses andar a nadar em dinheiro, e até me parecia um excelente negócio para o Benfica, já queiam receber bem mais do que o jogador vale.
Quanto ao Sporting, com Wender, apesar de eu não o achar um grande jogador, o Sporting ganha a possibilidade de jogar em 4-3-3, com 2 extremos puros, agora investir num jogador de 30 anos não me parece ser uma boa opção. Quanto a João Alves, concordo plenamente com o que escreveste, já que na minha opinião é mais um jogador fabricado pela comunicação social, que nada irá acrescentar a um meio campo com Moutinho e Custódio. A contratar penso que o Sporting teria de tentar contratar um jogador de meio campo mais ofensivo, mais do género do Pedro Barbosa, mas também não existem muitos disponíveis.

 
At 3/9/05 11:39 da manhã, Anonymous Anónimo said...

De uma forma algo inesperada, o Sporting não me pareceu muito concentrado quando realizou estas contratações de última hora... um clube que até tem tido muito "tino" nesse âmbito e que agora enterra 2,5 M de euros no João Alves...
O Porto é uma verdadeira incógnita... a "coisa" parece querer engrenar mas não estou tão crente como noutros tempos. Será de certeza melhor do que no ano passado mas não estou muito crente...
O Benfica, enfim... é o Benfica do Homem dos Pneus... a poder vender o Simão pelos 15 milhões e não o vende... quem se segue?? O Mantorras por 30 milhões no Real Madrid e o João Pereira no Barça por 35 milhões...

 

Enviar um comentário

<< Home