25 agosto 2005

Complicado...


Há muitos sportinguistas ansiosos por ver Peseiro pelas costas. O futebol não é uma ciência ( embora comentadores como Gabriel Alves e Manuel de Oliveira nos queiram fazer crer o contrário ), e como tal, opiniões não faltam para aí.
E a próxima decisão que Peseiro tem a tomar, traz desde já uma certeza: Peseiro vai ser imensamente criticado. Refiro-me a Ricardo. Toda a gente sabe que Ricardo tem estado mal. Tem facilitado em lances que têm rendido derrotas comprometedoras ( mas que fique aqui bem claro que eu não considero o Portugal vs Grécia, e o Benfica vs Sporting, como exemplos do que falo. É que não faltam para aí "artistas" a quererem enterrar ainda mais o Ricardo, desenterrando culpas em jogos que ele não as teve. ), e como tal tem sido amplamente criticado.
Só alguém que percebe tanto de futebol como Gilberto Madaíl de dirigismo, será capaz de dizer que Ricardo é um "frangueiro" e que não tem categoria. São aqueles que após o Portugal vs Inglaterra disseram que tinhamos o maior keeper do mundo, e agora, que ele está na mó de baixo, dizem que é o pior do mundo. A verdade como na maior parte das vezes está no meio. Ricardo é um excelente guarda-redes, que tem também alguns defeitos, mormente sair a cruzamentos, e lembro aqui por exemplo, Neno, óptimo em quase todos os parâmetros, e péssimo a sair dos postes.
Parece-me claro como água que o problema de Ricardo não é técnico. É antes psicológico. Já aqui afirmei que considero Ricardo algo débil, no aspecto da frieza emocional. E isso está agora a repercutir-se nas suas exibições, já que, elas são sempre observadas pela névoa da suspeição e da iminência do erro. Qualquer um sofreria com isso. É necessária uma mentalidade muito forte, para suportar a má imprensa que ele tem diariamente, e até os apupos dos sportinguistas das vitórias.
Peseiro tem isto para decidir: mantém Ricardo na baliza, e passa-lhe claramente a mensagem que confia nele e o quer recuperar, ou, retira-o do posto, dá lugar a Nélson e espera que Ricardo recupere o ânimo, descansando dos holofotes, e preservando-o de mais eventuais erros? Não é fácil...
Eu se fosse Peseiro, sem certezas nenhumas, porque acho que uma decisão destas passa muito pelo conhecimento das pessoas, no convívio diário, estaria mais inclinado em dar o lugar a Nélson e preservar Ricardo. Não por motivos pessoais, porque não conheço os 2 keepers em questão, mas sim porque, Peseiro também não pode olvidar as suas responsabilidades perante os seus jogadores, e neste momento, parece-me legítimo pelo menos que Nélson e Tiago se sintam já merecedores de uma oportunidade. Será difícil Peseiro justificar a razão de eles ainda não terem tido a sua chance. E já agora, correndo o risco de ser injusto, mas pelo menos eu não soube disso, acho que ficaria muito bem a Nélson e a Tiago, virem a público dar uma palavrinha de ânimo ao seu colega de equipa...

12 Comments:

At 25/8/05 10:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 25/8/05 11:19 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 25/8/05 4:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Na minha opinião esta situação começou toda quando quiseram fazer do Ricardo o maior guarda-redes do Mundo, quando ele está longe de o ser, apesar de ser um excelente guarda-redes. Isto criou expectativas nele, que se têm gorado, nomeadamente de sair para um grande clube europeu de um dos principais campeonatos(Itália, Inglaterra ou Espanha), e isso juntamente com algumas más exibições deixaram-no completamente de rastos. Agora a bola está do lado do Peseiro, que ficou com a batata quente na mão.

 
At 26/8/05 8:05 da manhã, Blogger Helder said...

Olha que leio os 3 diários e a ideia com que fico é que são mais os apupos que os elogios. E não é de agora. E isso é fácil de ver. Fala-se mais do golo que o Ricardo sofreu agora com o Belenenses e ganhamos, do que alguma vez se falou do enterranço que o Baía nos deu, na Coreia, contra os EUA. A isso chama-se boa imprensa. Acho que nunca o quiseram fazer o melhor do mundo, até porque não é, mas lá que não é o pior do mundo e é até um dos melhores nacionais, isso é. Doa a quem doer... E acho que só ainda não saiu porque não quis. Aliás, se há gente a pagar 500 mil contos pelo Nuno, nem digo mais nada...

 
At 26/8/05 8:21 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 26/8/05 9:01 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 26/8/05 9:12 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Agora podes ler muitos apupos, mas na altura em que foi campeão com o Boavista, quando se transferiu para o Sporting e no Euro, quiseram fazer dele um dos melhores do Mundo. O Baía, que já já muita gente quis considerar acabado, foi ainda no ano passado eleito o melhor do Mundo, ou pelo menos da Champions, se é que não é o mesmo. Quanto ao Ricardo, não acredito que algum clube tenha feito alguma proposta séria por ele, senão tinha saído. Em relação ao Nuno, foi apenas um dos melhores em campo nos jogos que fez pelo Dínamo de Moscovo e mandou para o banco aquele que foi considerado o melhor guarda-resdes do último campeonato russo.

 
At 26/8/05 9:19 da manhã, Blogger Helder said...

É como diz o Mourinho. O Baía é o melhor guarda redes e o Nuno é o 2º melhor. Uma coisa eu tenho de reconhecer: não vos falta sentido de humor.

 
At 26/8/05 9:44 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 27/8/05 3:19 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Acho que para o bem da equipa o Ricardo devia ir para o banco. Os próprios companheiros, e apesar de o terem defendido publicamente, já não terão confiança nele, e isso não dá tranquilidade. Concordo quando dizes que é um problema de personalidade, muitos grandes guarda redes dão frangos e recuperam, também é isso que os torna grandes. Ricardo é bom, mas não é grande.

 
At 27/8/05 5:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

E confirmou-se... o Ricardo não vai jogar os próximos 2 jogos! Agora só falta saber se passados estes dois jogos e se o Nélson jogar bem, o Ricardo volta ou não à baliza!

 
At 28/8/05 4:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Ricardo é um guarda-redes... apenas isso. Não é um super guarda-redes, não é um fora de série, é apenas um guarda-redes. Quando um dia se for embora do Sporting, será apenas um ex-guarda-redes. Sabem porquê? Porque como dizem "os antigos", um jogador é 10% talento e 90% trabalho. E se honestamente reconheço que tem os 90% de trabalho, duvido que tenha os 10% de talento.

 

Enviar um comentário

<< Home