21 agosto 2005

1ª Jornada

Confesso que fiquei um pouco mais animado ao ver os rivais do meu Sporting jogar.

Comecemos pelo FC Porto. É para mim o principal candidato ao título, porque tem um belo treinador, disciplinado, e sem dúvida tem um maior número de soluções no plantel. Receberam o Estrela da Amadora, e venceram apenas 1-0. O Estrela surpreendeu pela positiva mas tem avançados pouco acutilantes, caso contrário poderia ter ido mais longe. A defesa do Porto é francamente permeável, como já se sabia. O que me surpreendeu foi a pouca produção do meio campo, onde Lucho Gonzalez e Jorginho se destacaram claramente, mas mesmo assim, não conseguiram disfarçar as dificuldades em pegar no jogo. O ataque viveu hoje sem McCarthy, e normalmente quando isso acontece a equipa paga a factura. Venceu o jogo num lance de canto, com alguma felicidade e falha defensiva do Estrela. Obviamente estamos só a começar a Liga, mas esperava um Porto muito mais mandão e automatizado. Ainda bem que me enganei.


Quanto ao Benfica, empatou em Coimbra, o que não é um escândalo, mas não consegue esconder a incapacidade ofensiva. A defesa é boa no que faz, descontando João Pereira, que ainda hoje deve agradecer a todos os Santos ter aterrado num clube grande. Muito fraquinho...
Meio campo combativo mas falho de ideias construtivas. O ataque já se sabe, é quase inexistente.
A avaliar por este início, e se tudo se mantiver assim, adivinha-se mais um campeonato com muita perda de pontos para os candidatos ao título.
Esperemos que o leão tropece pouco, embora não veja jeito de isso acontecer.
Venha a segunda ronda...

6 Comments:

At 24/8/05 5:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Com uma equipa quase nova não se podia pedir mais ao Porto, mas mesmo assim, não fosse a fraca pontaria do sr. Postiga (algo já habitual) e a normal atitude dos arbitros portugueses em só expulsar jogadores por cotoveladas quando eles são do Porto, e o Porto teria ganho por números mais demonstradores da sua superioridade no jogo, especialmente na segunda parte.
Resta-me deixar uma nota: ainda em relação à cotovelada de Emerson, mais uma vez se vê a dualidade de critérios, pois sumaríssimos só quando são jogadores do Porto, quando são os outros aplicam-se multas de 50 euros.

 
At 25/8/05 7:05 da manhã, Blogger Helder said...

Eu não disse que o Porto não teve superioridade. Mas lá que não fez o jogo que eu esperava não fez. E não devia ser só eu a esperar muito mais...

 
At 25/8/05 4:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quem devia esperar mais eram os adeptos do Sporting como tu, já que foram o único dos grandes a manter a mesma equipa técnica e logo a equipa já devia estar mais habituada ao estilo de jogo do Peseiro.

 
At 26/8/05 7:58 da manhã, Blogger Helder said...

Eu não esperava mais, porque vi a equipa a ficar mais enfraquecida. A defesa substituiu 2 homens mas no global ficou mais fraca. O meio campo perdeu Viana e Barbosa e não compensou. Só o ataque, tem potencial para melhorar mas precisa de tempo para o Deivid se adaptar.
Mais uma vez mostras-te incapaz de ter um diálogo crítico sobre o teu clube, sem tentar apontar defeitos aos outros. O post era uma análise individualizada ao Porto e Benfica, sem comparações. Mas compreendo que sendo adepto do clube do presidente arguido, desde que nasceste, tenhas "importado" essa filosofia de ver a bola. Estilos...

 
At 26/8/05 9:18 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Nenhuma equipa, talvez tirando o Braga, fez um bom jogo na primeira jornada, o que aliás é perfeitamente normal. Eu disse que os sportinguistas deviam esperar mais porque tal como o Braga foram dos poucos clubes que mantiveram as suas equipas técnicas o que deveria ou poderia ser uma vantagem no inicio do campeonato. Quanto ao Porto, se estavas a fazer um comentário à jornada, gostava que me dissesses onde é que viste a defesa permeável, já que o Estrela não causou perigo nenhum. É óbvio que o Porto não fez uma boa exibição, exceptuando alguns momentos da segunda parte, mas acho isso perfeitamente normal no ínicio de um campeonato e ainda para mais com o passado recente do Porto. Eu sou o primeiro crítico do meu clube, mas quando existem razões para isso e para já não as vejo, como não as vejo em relação a clube nenhum, já que apenas se disputou um jogo.

 
At 26/8/05 9:25 da manhã, Blogger Helder said...

O Sporting manteve o técnico, muito bem. Mas piorou a equipa. O Peseiro não é mágico. Se sai o melhor defesa, e os 2 melhores médios e não há dinheiro para compensar, não é óbvio que a equipa fica mais fraca?
Refiro claramente no post, que o Estrela não tem avançados acutilantes senão ia mais longe naquele jogo. A defesa mostra bem que é permeável, então aquele turco que vocês têm, se é aquilo que ele vale, meu Deus. O Manú passou sempre por ele. O Estrela entrar por ali dentro entrou, não teve foi objectividade nenhuma. Era um jogo para se matar os ataques bem cedo, e o Estrela conseguia passar bem o meio campo e ir à linha, só que sem resultados. Quando apanhares equipas mais fortes, vais ver o que digo com números. Ao Porto no global, nem fiz propriamente uma crítica, até porque continuo a achá-los os favoritos, mas que eu esperava uma equipa já mais forte, esperava. E não era só eu, porque senão o estádio não tinha enchido.

 

Enviar um comentário

<< Home