15 agosto 2005

Valente mistério


Nuno Valente não tem sido opção no FC Porto. Nuno Valente está bem fisicamente. Isto são factos. Facto é também que Co Adriaanse referiu muito frontalmente que Nuno Valente só não joga por decisão interna e referente a política definida pela SAD azul e branca.
Corre pela imprensa que o motivo deste afastamento se prende com o facto do FC Porto ter imposto a Nuno Valente que escolha o clube ou a selecção. A ser verdade é gravíssimo. Nuno Valente não tem de fazer essa escolha. Acredito até, que tal chantagem, porque é disso que se trata, constitui argumento para justa causa de rescisão de contrato para Nuno Valente.
Sempre defendi que as selecções nacionais e a FIFA mais propriamente, deveria estruturar os seus calendários de forma mais racional, para não interferir com a vida dos clubes, e devia compensar bastante os clubes pela utilização dos seus jogadores. Nuno Valente é apenas mais um exemplo de um jogador que ficou impedido de dar o contributo à sua entidade patronal por causa de uma lesão contraída ao serviço da selecção. Tudo isto tem de ser resolvido e ajustado. Mas este tipo de chantagens não são a solução. Valente já passou os 30 anos e tem aqui a última possibilidade de ir a um Mundial. Não é possível tamanha insensibilidade nem falta de bom senso.
Se isto se confirmar, espero que Nuno Valente o divulgue e o prove, para que estes artistas do dirigismo português paguem pelo que fazem, e deixem de pensar que tudo podem para chegar aonde querem...

6 Comments:

At 15/8/05 7:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Espero que tenhas tido boas férias!
SObre o caso Nuno Valente, se é que existe algum caso, quero dizer que caso a administração do Porto tenha dito que ou jogas no Porto ou na Selecção, então tenho que reprovar tal atitude por parte do meu clube. No entanto se o que aconteceu foi uma conversa com o jogador em que lhe foi dito, baseando-se num parecer médico, que lhe seria prejudicial efectuar tantos jogos durante uma época, então ainda é cedo para crucificar os dirigentes do meu clube.
Legalmente o Porto está a agir correctamente, ao contrário do que disseste anteriormente, vê este artigo. http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=571950&div_id=1304

Vamos esperar pelos próximos dias para sabermos ao certo o que se está a passar.

 
At 16/8/05 8:59 da manhã, Blogger Helder said...

Oi Paulo. Foram boas mas curtas :P
Permite-me discordar. Até já tinha lido o artigo. Para além de violar princípios de boa fé contratual, o Co Adriaanse já disse que ele não tem sido opção por decisão da SAD e não do técnico, por isso podemos estar perante a violação do direito de ocupação efectiva. Aqui não se trata de opção do técnico. Acredito que com base nas declarações públicas do Co, o Valente pode conseguir a rescisão de contrato.

 
At 16/8/05 1:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A partir do momento em que a SAD nao o impede de treinar, n incorre em violação nenhuma. Para todos os efeitos e apesar das declarações do Co, o Porto n está a violar princípio nenhum.

 
At 17/8/05 9:44 da manhã, Blogger Helder said...

Estás redondamente enganado. A SAD do Porto não age só ilegalmente se o impedir de treinar. E onde fica o direito de ocupação efectiva? Aos jogadores não lhes é garantido pela natureza da actividade, mas se ele provar que não é hipótese por motivos alheios a uma selecção do grupo natural, consegue a rescisão. Quanto a violação de princípios de boa fé e respeito pelo trabalhador, eles são tão gritantes que nem vou comentar mais.

 
At 24/8/05 5:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Então porque é que não saiu?

 
At 25/8/05 11:06 da manhã, Blogger Helder said...

Porquê? Só ele sabe. Porque o advogado dele pode não ser bom, porque pode não pensar como eu penso àcerca deste assunto, porque o Nuno pode não querer sair assim, etc, etc. E também porque há Mundial, ele quer jogá-lo, e deve ter receio de complicar mais a vida. Pode estar a tentar um acordo para sair do Porto, transferido. Pessoalmente, mantenho a opinião.

 

Enviar um comentário

<< Home