06 julho 2005

Espinha ou falta dela...


O mundo do futebol está cheio de gente sem espinha. Presidentes, empresários, jogadores...
Os presidentes dão autênticos golpes de rins para justificarem o injustificável, e defenderem o indefensável. Apesar de se afirmarem homens de bons princípios, hoje dão-se com ex-empresários que tinham posturas ainda piores que os actuais empresários têm para com os clubes actuais, e estão de costas viradas para ex-amigos que prejudicam o futebol português há anos. Afirmam a sua rectidão, mas volvidas algumas horas após os conflitos, dialogam com aqueles a que apelidaram de "gangsters", vigaristas e manipuladores.
Os empresários, esses, pouco há a dizer. A maioria vive do fomento da instabilidade na carreira do jogador, já que auferem enormes rendimentos, sempre que este salta de clube para clube. Assim sendo, haja ou não motivo, tudo tentam para que os jogadores mudem de clube, nem se inibindo de propagarem a chantagem e as rescisões com má-fé. A transferência é o único objectivo a ser conseguido, custe o que custar.
Já os jogadores, de uma forma geral, são jovens com pouca formação académica e quase nula formação ética, que têm apenas um objectivo: o dinheiro. Não seria negativo, se não os fizesse cuspir no prato em que comiam, renegando aqueles que fizeram deles o que são, em prol de um contrato mais chorudo. Em última análise, o que para eles conta, é possuir o carro mais caro e mais vistoso do momento. De preferência, aparecendo numas revistas côr-de-rosa, para que todos tomem conhecimento. Juntando estes ingredientes, só pode resultar um cocktail desta natureza.
Se fosse apenas este caso, estávamos nós bem. O problema é que estamos a ver estas coisas, todos os dias, em todos os clubes, e ninguém faz nada. Os sócios continuam a permitir ter gente mal formada à frente dos clubes, que os gere sem qualquer tipo de ética, interessando apenas ganhar títulos e achincalhar o rival.
Só mesmo uma paixão irracional explica o acompanhamento do futebol, porque, pelo andar da carruagem, isto começa a cheirar pior que umas peúgas do Tino de Rans...

1 Comments:

At 6/7/05 4:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

http://www.abola.pt/colunistas/index.asp?op=ver&texto=1391

Carissimo, leia, sff, o seguinte link e espero que seja digno de um post.


Um abraço

 

Enviar um comentário

<< Home