30 junho 2005

Falta de vergonha


Uma das regras de ouro, da ética no futebol, ditadas pela FIFA, é que um jogador, só pode ser abordado por um clube, se estiver a 6 meses do final do seu contrato. Se estiver com mais de 6 meses de contrato por cumprir, tem a abordagem de ser autorizada pelo clube titular do passe. Isto vem a propósito desta notícia. http://www.record.pt/noticia.asp?id=677708&idCanal=11 O que é absolutamente fantástico, é que a imprensa publica este tipo de notícia, e acredito que seja verdadeira, sem fazer qualquer tipo de apreciação crítica. Como se uma notícia destas não fosse grave, e não estivéssemos perante um grave atropelo às regras do futebol. Não sei se é orientação jornalística, ou se tem a ver com quem comete estes atropelos, mas o certo é que tudo é escrito com normalidade, e toda a gente assobia para o lado. Quando temos um presidente, um director desportivo e um treinador do Borussia de Dortmund a dizerem que a venda do jogador é impensável, e que nem sequer toleram conversar sobre o assunto, claro está que não deram permissão ao Benfica para contactar o jogador e acertar contrato. Mas isto, pelos vistos é irrelevante para o jornalismo em Portugal.
O engraçado é que não me admiro nada, que, dentro de alguns meses, se a situação fôr invertida, e fôr o Benfica a ter algum jogador aliciado, surjam "virgens ofendidas" a clamar contra o poder do dinheiro e daqueles que atacam sem ética os clubes com dificuldade. Já sabemos do que a casa gasta.
Pelo andar da carruagem, parece que temos mais dirigismo desportivo à maneira antiga, em que vale tudo para se conseguir o que se quer. E falavam estes, dos dirigentes dinossauros do futebol português...

2 Comments:

At 30/6/05 4:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro amigo, lembra-se duma entrevista do Sr. Boloni ao jornal "A Bola", no seu segundo ano ao serviço do nosso Sporting, onde ele afirmava que o Benfica era, e eu tmb corroboro, o maior clube português, obviamente em termos de dimensão. A manchete d'A Bola nesse dia foi: "O BENFICA É O MELHOR CLUBE PORTUGUÊS, SEGUNDO BOLONI."

Não sei se leu, mas se quiser eu lhe proporciono o link, que o Estugarda, do Sr. Trapattoni, o tal que queria voltar a casa, estava disposto a oferecer 2.5M€, 500 mil contos na moeda antiga, pelo predestinado Azar Karadas.

Leu nalgum jornal desportivo a noticia que o ordenado que o Benfica paga ao Veiga está congelado por dividas do mesmo ao Fisco? Pois, foi manchete n'O Expresso da semana passada.


Oh caro amigo Helder, ainda dá credibilidade aos jornais desportivos portugueses?

 
At 1/7/05 10:58 da manhã, Blogger Helder said...

Antes de mais, obrigado pela visita ao blog e pelo seu comentário. Ainda vou dando alguma credibilidade, até porque eles citam, e repito, citam, entre aspas, declarações do jogador e empresários. E se as citações são falsas, então é jornalismo do pior que existe. Hoje falam de algo semelhante, no que diz respeito ao João Alves e ao Sporting, mas aí, toda a gente nega. Estou a dar o benefício da dúvida. Mas lá que é triste, isso é...

 

Enviar um comentário

<< Home