03 julho 2005

Um início muito prometedor


A eliminatória que o Sporting travou com o AZ Alkmaar na Taça UEFA, na época passada, vai ficar na minha memória por muitos anos. Pela incerteza da 1ª mão, pelo sofrimento da 2ª, pelo explodir de alegria no último momento do prolongamento, aquando do golo do Miguel Garcia. E também claro, porque foi o último obstáculo, antes da triste final.
No AZ Alkmaar, pela análise que fiz, não se viam vedetas. Havia claro está, uma ou outra peça que sobressaía, mas era claramente uma equipa que fazia do futebol colectivo a sua grande arma. Até porque, aqueles jogadores que poderíamos olhar e reconhecer-lhes alguma mais valia técnica, eram jogadores ainda assim, de qualidade média, pelo que nenhum deles entusiasmava particularmente.
Justo é reconhecer, que aquilo que jogavam, para além do suor dos jogadores, era resultado de muito trabalho de Co Adriaanse. É perfeitamente pacífico que, o FC Porto contratou um grande treinador esta época. Talvez seja o melhor que vai treinar este ano na Superliga. Mas já se torna pertinente questionar, se Co Adriaanse, vai conseguir dar ao FC Porto aquele cunho colectivo, que deu nos últimos anos ao AZ Alkmaar. E porquê a dúvida? Porque o AZ Alkmaar, tinha claramente jogadores que ganharam a noção clara do seu valor, ou falta dele, e abdicaram do seu estatuto pessoal ( se é que poderiam vir a ter algum, dada a qualidade do seu futebol ), em prol de uma generosidade, que fazia daquela equipa um misto de esforço, colectivismo e vontade de vencer, em detrimento do futebol rendilhado, estético e com tiques de estrela.
Ora o FC Porto tem Quaresma, Diego, Postiga e muitos outros. Falamos de grandes talentos. De jogadores de muita qualidade, muita mais do que qualquer jogador do AZ Alkmaar, poderá vir a sonhar ter um dia. Tenho para mim que, se Co Adriaanse conseguir implantar o espírito do AZ Alkmaar este ano no Porto, o título fica já entregue. Com os jogadores que tem, com aquele espírito que o AZ tinha, qualquer equipa fica pouco menos que imparável. A ver vamos...
Acho claramente que, será muito difícil a Adriaanse, conseguir esse desiderato, no entanto, até pode vir a conseguir resultados usando uma outra solução que não seja nem a do habitual Porto, nem aquela que aqui falei, juntando aos méritos já existentes, os das épocas passadas do AZ. Há que esperar para ver.
Para já, esta notícia que saiu em O JOGO, mostra um técnico altamente profissional e que promete ser uma mais-valia para a Superliga. E bem precisamos delas...

1 Comments:

At 3/7/05 6:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Com este treinador não tenho dúvidas de que se senhores como o Quaresma e leo lima andarem a passear em campo e a fazer fintas inúteis durante o jogo encostam num instante! Vedetas dispenso bem! Aprendam com o exemplo do Ronaldinho, é o jogador mais incrível do mundo com uma bola nos pés, mas para ter sucesso no Barça aprendeu a trabalhar para a equipa!

 

Enviar um comentário

<< Home