05 julho 2005

Herói, traidor ou profissional ambicioso?


Miguel quer abandonar o SL Benfica. Disso ninguém duvida, à excepção de José Veiga, que diz que Miguel quer ficar no Benfica, senão não tinha recusado 12 milhões de euros há alguns meses atrás. Esquece-se apenas de dizer que Miguel não recusou 12 milhões de euros, porque esses euros iam direitinhos para os cofres encarnados. Miguel teria direito sim, a um salário melhor, mas também não é um pouco mais de dinheiro que convence todo o jogador a ir de armas e bagagens para o Dínamo de Moscovo. Luís Filipe Vieira num golpe de rins só ao nível de um Lev Yashin, diz que Miguel é um dos heróis do Benfica, e que tudo isto é uma manipulação de gangsters. Quem se lembra da postura de José Veiga no caso Jardel, e constata que foi esse mesmo José Veiga que Luís Filipe Vieira escolheu para trabalhar ao seu lado, penso que fica esclarecido quanto aos princípios que estes dois senhores professam na vida e no futebol. Quanto a Miguel, eu distingo 2 pontos: o emocional e o racional. No plano emocional, penso que qualquer benfiquista que se preze, já não quer ver Miguel nem pintado. Quanto ao plano racional, Miguel obviamente quer ir ganhar mais, para outra liga melhor e está disposto a aproveitar qualquer abertura que o contrato lhe confira, para se desvincular. A seu lado tem Dias Ferreira, um advogado que percebe de Direito Desportivo como poucos em Portugal. Não acredito que se tenham lançado nesta situação sem antes ponderar bem o assunto.
Claro está, que, Miguel a meu ver, está a agir com pouco sentido ético, mas já todos percebemos que o futebol já não se rege pela ética há muito tempo. Não acham, senhores José Veiga e Luís Filipe Vieira?

8 Comments:

At 5/7/05 3:05 da tarde, Blogger Tsubasa Ozora said...

acho piada como é q as pessoas qdo falam de bola falam mto com o coraçao... se fosse no meu emprego de todos os dias e eu falta-se ao meu 1º dia de formaçao, estaria literalmente f*d*d*! mas como é jogador da bola ha o coraçao e tal. o meu ha mto q deixou de entrar nas portas do meu local de trabalho e por la continuo.
e Dias Ferreira percebe de direito desportivo?? isto nada tem q ver com direito desportivo. é 1 contrato de trabalho como outro qq.

eu nao qero Miguel no Benfica e so espero q lhe aconteça o mesmo q aconteceu ao Pacheco.. o Paulo Sousa la foi tendo sorte..

 
At 5/7/05 3:11 da tarde, Blogger Helder said...

Só um reparo técnico, meu amigo Bernardo. Os contratos de trabalho dos jogadores profissionais têm especificidades próprias que são regidas pelo Direito Desportivo. Como dizia o outro: é a vida... toca a todos...

 
At 5/7/05 3:39 da tarde, Blogger Tsubasa Ozora said...

de certeza q as especificidads nao sao nada de tao diferente de 1 trabalhor normal...

nao percebi a do "é a vida... toca a todos"

 
At 5/7/05 4:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro tsubasa, para sua informação, os contratos dos jogadores têm várias especificidades próprias da actividade, diferindo nalguns aspectos dos contratos dos trabalhadores normais! Neste caso o problema é que os contratos têm que ser assinados pelas duas partes presentes no notário e tal não aconteceu!
é a vida.... toca a todos, já tocou a outros clubes agora toca ao benfica que apesar de alguns pensarem isso, não está acima de ninguém!

 
At 5/7/05 4:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A liga de clubes não podia ter aceite este suposto novo contrato do Miguel!
Mas esta é apenas mais uma das "gaffes" cometida pela nossa incrível Liga "Profissional", que comete gravíssimos erros no que toca a contratos de jogadores, tal como já tinha acontecido com o Ricardo Rocha na época passada, mas como sempre nunca se passa nada de mal na Liga, funciona às mil maravilhas!

 
At 6/7/05 2:58 da manhã, Blogger Tsubasa Ozora said...

http://www.record.pt/noticia.asp?id=678141&idCanal=11

pf nao se refugiem nas especificidads dos contratos à lu do direito desportivo. pra mim é 1 falsa qestao. pra qem nao sabe tb tenho alguma formaçao na area do direito... pca mas serve para ter 1 visao minimamente tecnica das coisas.

 
At 6/7/05 10:34 da manhã, Blogger Helder said...

Bernardo,eu não me estou a refugiar no que quer que seja, até porque ainda não se conhecem claramente os fundamentos aventados pelo Miguel. Que há especificidades no que toca aos contratos de trabalho de jogadores profissionais há, e não são de somenos importância, e se tens então conhecimentos de Direito, sabes que uma mera inobservância formal do contrato, pode conduzir à sua nulidade. Quanto ao que dizem juristas, uns dizem sim, outros dizem não, e alguns deles que falam, falam por encomenda para um e outro lado. Além do mais, não estão na posse de todos os dados portanto deviam calar-se. O juíz lá estará para decidir. Mas confesso que acho alguma piada, porque ainda há dias, vi uma entrevista em que tudo era perfeito e onde iam anos luz à frente de todos os adversários em todos os aspectos. É a vida...

 
At 7/7/05 5:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu apenas falo do que sei, pq além de ter bastantes conhecimentos de Direito, tenho conhecimentos aprofundados de Direito Desportivo, e em relação a este caso põem-se problemas não só das especificidades dos contratos de Direito Desportivo mas também, tal como aconteceu com o acordão Bosman e como o próprio Dias Ferreira já referiu, existem questões relacionadas com direito constitucional ligados aos direitos fundamentais de todos os cidadãos, e aí a coisa pia mais fino!

 

Enviar um comentário

<< Home